Aprenda o que é Streaming

10/24/2019

02:20:26 PM

Geral

O que é Streaming?

Acessar a filmes, músicas e também livros, cursos e outros conteúdos na palma da mão, sem precisar fazer o download de nenhum arquivo é o grande diferencial da tecnologia que chamamos de Streaming. A praticidade de consumir conteúdos direto da internet em tempo praticamente real transformou plataformas como a Netflix e o Spotify conhecidos na internet. A tecnologia não é nova. Existe desde os anos 90. Porém o streaming se desenvolveu no Brasil nos últimos anos principalmente pela melhora na velocidade de conexão com a Internet. Com isso, os dados são armazenados temporariamente na máquina e vão sendo exibidos ao usuário em velocidade quase instantânea.

Mas afinal, o que é Streaming ?

Tudo o que você consome de vídeo ou música online é Streaming. Todas as mídias que possam ser vistas ou ouvidas via online sem precisar fazer download e que podem ser consumidas durante o seu carregamento é Streaming. A palavra tem origem no inglês “stream” que significa “corrente de água”. A ideia de “Streaming” é essa : funcionar como uma corrente que transporta dados que estão no servidor até o equipamento do internauta. Portanto stream para rádio é um fluxo de arquivos de áudio que chegam no celular, notebook ou computador via online. Do ponto de vista técnico , o conceito de Streaming está relacionado ao envio de informações multimídia pode ser entendido como a transferência de dados na internet com o intuito de enviar informações multimídia de servidores para clientes. E na prática, o processo se dá da seguinte maneira: quando um usuário executa o player para um Streaming de vídeo ou de áudio, inícia um processo de transferência partes fracionadas do arquivo. O mesmo é baixado em uma pequena fração e para que então o conteúdo de mídia seja imediatamente disponibilizado. Enquanto você acompanha a transmissão, o servidor continua a enviar todo o resto do arquivo, sem espera por parte do usuário entre o término da transferência e o acompanhamento do conteúdo solicitado. Mesmo quando você está realizando a execução do arquivo, o player continua a coletar pacotes de reserva. Então, mesmo que ocorram pequenos atrasos na obtenção de pacotes, o conteúdo vai “rodar” de forma contínua, ao invés de um pouco de cada vez. Um melhor Streaming também está associado ao provedor desses serviços.

Streaming de áudio

Streaming de  rádio
O processo é semelhante ao Streaming de vídeo, só que envolvendo o tráfego de dados de áudio, o que é muito mais leve tanto para armazenar no servidor, quanto para transmitir até o consumidor. O método consiste em transmitir um sinal de áudio para um notebook, tablet, smartphone ou computador pela Internet. Em vez de fazer o download de um arquivo .wav ou .mp3 por completo antes de poder escutá-lo, você já recebe e ouve o som assim que aperta o play. Lembrando que um Streaming de qualidade está associado a uma conexão rápida de internet. Nesse caso os dados que chegam ao usuário são armazenados em buffer por alguns segundos e a reprodução é iniciada. Semelhante ao o Streaming de vídeo, conforme o áudio está sendo reproduzido, mais dados estão chegando constantemente. Enquanto você estiver recebendo um fluxo constante de dados, deverá ter acesso ao áudio. Na atualidade, os serviços mais populares de Streaming de áudio no país são Spotify, e Deezer, os quais oferecem tanto planos gratuitos (com inserções de comerciais) quanto pagos.

Streaming para rádio e tv online

Melhor Streaming
O Streaming também é a base para a transmissão de rádios e tvs online. O serviço pode ser contrato para a hospedagem da emissora rádio ou tv online. No mercado existem diversas plataformas que oferecem a hospedagem de Streaming e ainda sites e aplicativos. Os pacotes podem ser contratados em sistema de planos e os usuários dispõe de várias opções, conforme a necessidade. Agora que você já sabe o que é Streaming, descubra como montar uma rádio web online usando Streaming.

Compartilhe